Carregando...

Somos Ecometano

Desde 2010 existimos para gerar valor sustentável a partir do tratamento de passivos ambientais, transformando resíduos e biogás bruto em biometano, combustível renovável, estável e competitivo, e em energia elétrica renovável.

O que fazemos?

Somos o primeiro projeto de biometano com escala comercial no Brasil. Oferecemos uma solução completa e inovadora no setor do biogás e do biometano ao unir a sua produção, a partir de fontes renováveis (resíduos sólidos urbanos, vinhaça e resíduos da agroindústria), com processos e mercados consumidores.

Todos esses processos têm um diferencial: são feitos de forma economicamente viável e segura, e a um custo acessível ao consumidor.

Em parceria com a CDGN e a ERB, que, juntas com a Ecometano, compõem o Grupo MDC, possibilitamos que a energia renovável e o combustível limpo sejam levados a cada vez mais locais onde não existem rede de gasodutos e a energia elétrica é escassa, ampliando o acesso dos consumidores a uma fonte energética de baixo carbono e sem intermitência, colaborando, assim, para o progresso econômico local e para a descarbonização da matriz energética nacional.

  • Existimos para ajudar você a encontrar soluções em biogás que garantam valor sustentável para o seu negócio.
  • Esse mercado está em franca expansão e somos pioneiros.

Valores

Inovação

Pense como dono
e inove
Somos inovadores na busca de soluções sustentáveis, oferecendo alternativas lucrativas ao tratamento de resíduos.

Segurança

Respeite a vida, trabalhe com segurança
Trabalhamos com segurança, acreditamos que as pessoas são as ferramentas mais importantes para a empresa.

Desenvolvimento

Planeje e desenvolva as oportunidades
Planejamos nosso futuro, antecipando as tendências de mercado. Somos comprometidos com nossos clientes e na melhoria contínua dos processos produtivos, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa em processos industriais e serviços de utilidade pública.

Conexão

Cultive relações positivas
Agimos de forma ética, tratamos a todos com respeito, gentileza e transparência, gerando confiança. Formamos relações internas e externas sólidas.

Energia

Transpire energia
Temos motivação, agilidade e energia para realizar.

    Nosso universo

  • Energia sustentável
  • Biogás
  • Sustentabilidade
  • Longo prazo
  • Larga escala
  • Sustentável
  • Realidade
  • Investimento

  • Consciência
  • Retorno
  • Negócios
  • Indústrias
  • Valor
  • Técnica
  • Ágil
  • Segura
  • Energia Renovável
  • Relacionamento

  • Parceria
  • Biometano
  • Competitividade

Biometano

O que é?

Para começar precisamos falar sobre o biogás. Você conhece? Ele é produzido a partir da digestão anaeróbica de resíduos orgânicos, como por exemplo, os resíduos sólidos urbanos e os resíduos agrossilvopastoris.

A composição do biogás pode variar bastante em função da matéria orgânica de origem, mas ele é composto principalmente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2), além de alguns outros componentes como oxigênio (O2) e ácido sulfídrico (H2S) em menor concentração.

Quando o biogás é submetido a um processo de purificação de alta performance, é possível separar apenas o gás metano.
Isso origina o biometano.

O biometano é um biocombustível, autorizado e certificado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), constituído essencialmente por metano, que pode ser trocado por gás natural e de baixa emissão de carbono.

Benefícios

O biometano é uma alternativa sustentável, economicamente viável e socioambientalmente responsável para incrementar e diversificar a matriz energética nacional.

O metano, em comparação ao gás carbônico, é 25 vezes mais nocivo ao planeta. Ele é um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global.

No Brasil, o biogás produzido naturalmente pelos aterros sanitários, composto fundamentalmente por metano e gás carbônico, pode ser lançado na atmosfera sem qualquer tratamento prévio.

O mesmo acontece com o metano gerado pela decomposição de outros resíduos orgânicos, como dejetos animais. Tudo isso contribui enormemente para a intensificação do efeito estufa e para a degradação do meio ambiente.

Ao evitarmos o lançamento do metano diretamente na atmosfera e substituirmos combustíveis fósseis, através da produção e distribuição de biometano, nossos projetos contribuem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e geram créditos de carbono reconhecidos pela ONU e pela ANP através do Renovabio, primeiro programa brasileiro de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Fluxograma de negócio

Linhas de Negócio

Conheça nossos processos

Aterro

A decomposição dos resíduos sólidos urbanos nos aterros sanitários gera o biogás. Caso não seja tratado adequadamente, esse biogás representa um potencial poluidor elevado. A Ecometano combate esse problema ambiental e oferece soluções criativas para a conversão do passivo em ativo energético renovável:

  • A Ecometano faz o aproveitamento energético do biogás e, para sua captação, constrói um sistema capilarizado de drenos instalados pelo maciço do aterro.

O biogás captado é encaminhado para um conjunto de equipamentos de processamento e limpeza. Ele é especificado como biometano, compatível com as normas de qualidade do órgão regulador (ANP), tornando-o passível de ser trocado com o gás natural e pronto para ser comercializado.

Uter

A Usina de Tratamento de Efluentes e Resíduos (UTER) transforma resíduos agrossilvopastoris, comerciais e efluentes em ativos energéticos por meio da biodigestão anaeróbica. Desse processo resultam biogás e biofertilizante. O biogás pode ser usado para geração de energia elétrica renovável ou biometano, e o biofertilizante pode ser consumido localmente ou comercializado. As UTERs possibilitam ao setor agroindustrial uma solução única e moderna para dar destino adequado aos seus resíduos e agregar valor aos subprodutos da biomassa.

Vinhaça

Fazemos o aproveitamento energético da vinhaça, subproduto aquoso resultante da destilação da cana-de-açúcar, bem como de outros resíduos dessa indústria, como torta-de-filtro e bagaço, transformando-os em ativo energético e fertilizante de alta qualidade.

Por meio da biodigestão anaeróbica da vinhaça e outros resíduos, produzimos energia elétrica renovável, biometano e biofertilizante, oferecendo ao setor sucroenergético um fertilizante concentrado e estabilizado, além de energia elétrica e acesso ao combustível de baixo carbono, que pode substituir o diesel com enormes ganhos econômicos e ambientais.

Projetos


GNR Fortaleza

Inaugurada em dezembro de 2017, a Usina capta e trata o biogás produzido no Aterro Sanitário de Fortaleza – composto pelo Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC) e pelo Novo Aterro Sanitário – que recebe os resíduos oriundos da Região Metropolitana de Fortaleza.

É uma parceria com o Grupo Marquise, gestora do aterro sanitário localizado em Caucaia/CE e que recebe cerca de 5.000 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia.

A Usina tem capacidade de produzir até 85 mil m³ de biometano por dia, cerca de 31 milhões de m³ por ano, e está em fase de ampliação para uma capacidade total de 108 mil m³ de biometano por dia. Serão aproximadamente 39 milhões de m³ por ano. O biometano produzido pela usina é comercializado pela Cegás, distribuidora local, através de um contrato de longo prazo e injetado diretamente no gasoduto.

A Usina é certificada pela ONU para produzir créditos de carbono e está inserida no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. É também pioneira na injeção de biometano em gasoduto e é, também, a primeira produtora de biometano certificada pelo programa Renovabio.

Além disso, evita que aproximadamente 610 mil toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente, ajudando a minimizar a emissão de gases de efeito estufa e contribuindo positivamente para as futuras gerações.

Planta cgdn
Planta cgdn

Saiba mais sobre:

CEGÁS e GNR assinam contrato para ampliar a oferta de gás natural renovável no Ceará

No Brasil, o bom exemplo vem de Fortaleza


GNR Dois Arcos

A Usina de tratamento de biogás do aterro Dois Arcos é pioneira na produção de biometano em escala comercial no Brasil. Foi inaugurada em agosto de 2014, quase 3 anos antes da regulamentação do combustível pela ANP. A usina tem capacidade de produzir até 15 mil m³ por dia de biometano, cerca de 5,5 milhões de m³ por ano.

É uma parceria com a OSAFI, proprietária do aterro sanitário Dois Arcos, localizado em São Pedro da Aldeia (RJ) e que recebe cerca de 700 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. O volume de gás produzido é fornecido para diversos postos na região.

Além disso, está inserida no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e evita que mais de 60.000 toneladas equivalentes de CO2 sejam lançadas na atmosfera anualmente. Isso reduz a emissão de gases de efeito estufa e colabora com o mundo, além de garantir um futuro mais sadio para todos.

Produção de Biometano
Produção de Biometano



Contato

Estamos aqui para ouvir você

Endereços
Rio de Janeiro/RJ
Av. Maracanã, 987, sala 604/605 – Bloco 3
Centro Empresarial Shopping Tijuca
CEP: 20511-000
Telefone: (+5521) 3043-4999

Salvador/BA
Av. Tancredo Neves, 1632, Sl. 201
Ed. Salvador Trade Center - Torre Sul
Caminho das Árvores - 41.820-020
Telefone: (+5571) 3340 4250

E-MAIL
comunicacao@mdcenergia.com.br